quarta-feira, 22 de maio de 2013

Exercícios para Emagrecer


Ter um corpo perfeito é o objetivo de 10 entre 10 mulheres que procuram uma academia. Afinal, no Brasil, a questão estética é super valorizada, principalmente no verão. Entretanto, é importante lembrar que emagrecer não deve ser apenas uma preocupação estética, mas sim de se ter mais saúde.

Os exercícios mais buscados quando se deseja emagrecer são os aeróbicos, também conhecidos como exercícios cardiovasculares, que são qualquer atividade que envolva grandes grupos musculares. O exercício aeróbico faz com que os pulmões trabalhem mais do que o natural, pois, durante a prática, a necessidade do corpo por oxigênio é aumentada.

Exercícios Aeróbicos na Academia

Uma academia conta com uma grande variedade de opções de exercícios aeróbicos, como esteiras, bicicletas ergométricas, diversos tipos de ginástica, etc. Pode ser uma boa opção diversificar entre aparelhos e velocidades diferentes, alternando entre os níveis. É importante diversificar, pois depois de um número de sessões os exercícios não irão surtir efeito, já que o seu coração e os seus pulmões terão se acostumado com a rotina.

Para aqueles que preferem se exercitar em grupo, muitas academias oferecem aulas como:

Spinning: As aulas são feitas em bicicletas ergométricas e com uma música bastante animada. Trata-se de uma simulação de ciclismo, você irá pedalar ora como se estivesse subindo uma ladeira, ora descendo. Este exercício fortalece o bumbum, pernas e coxas.

Aero Jump: Mais comumente chamado apenas de jump, trata-se de uma aula em que são feitas diversas coreografias sobre uma cama elástica. Este exercício ajuda a perder peso, melhorar a coordenação motora e a respiração.

Step: Um exercício bastante simples que pode até mesmo ser praticado em casa. Trata-se do mesmo movimento que se faz quando se sobe uma escada, com a diferença que você irá subir e descer o mesmo degrau repetidas vezes. O degrau a ser subido pode ser de borracha ou madeira. Este exercício ajuda a dar resistência e firmar o corpo.

Pular Corda: Mais um exercício que poderá perfeitamente ser praticado em casa. Esta atividade, que mais parece brincadeira de criança, ajuda a tornar os ossos mais fortes e ainda trabalha diversas áreas do corpo, como: glúteos, pernas, braços, ombros e costas.

Exercícios Aeróbicos Fazem Perder Peso?

O emagrecimento acontece através da perda de calorias associada a uma dieta equilibrada, pois você irá perder mais do que ingerir. Assim, praticar atividades que queimam grandes quantidades de calorias e se alimentar com uma dieta de calorias controladas, faz com que você perca os quilos indesejados.

Por exemplo, meia hora de esteira em um ritmo leve pode fazer você queimar cerca de 300 calorias. Isso irá contribuir de forma considerável para perder peso, pois, ao se alimentar, você não estará aumentando a quantidade de calorias do seu corpo, mas sim repondo o que perdeu.

Benefícios dos Exercícios Aeróbicos

Além da perda de peso, inúmeros outros benefícios para a saúde e bem-estar são adquiridos quando se pratica exercícios aeróbicos, como:

Aumento dos níveis de energia.
Redução do stress e melhoria da saúde mental
(Devido à liberação de endorfina no cérebro).
Melhora na eficiência do coração e pulmão.
Redução da pressão arterial e frequência cardíaca e dos riscos de derrame ou ataque cardíaco.

Body Attack



Seguindo a linha dos exercícios embalados por músicas animadas, o Body Attack é uma aula que combina movimentos derivados de diversos esportes, como tênis, basquete, futebol, corrida e vôlei. Durante a aula você irá se sentir como um atleta em treinamento, o que faz com que você tenha ainda mais energia para continuar.

É uma atividade que pode ser praticada tanto por quem já está acostumado com exercícios físicosquanto por quem está começando, já que é possível adaptar a intensidade dos movimentos.
Durante uma aula de Body Attack são combinados exercícios de diversas intensidades, o que faz com que você não sinta cansaço logo no início. Além disso, a música e a agitação da aula farão com que você se sinta motivado a continuar, pois se trata de uma atividade, acima de tudo, divertida e prazerosa.

Benefícios do Boddy Attack

Os benefícios proporcionados pela prática do Body Attack são muitos. Além de auxiliar noemagrecimento, o bem estar e a saúde também são muito beneficiados. Veja o que você irá conquistar ao frequentar as aulas dessa modalidade de exercício:
Queima muitas calorias
Divirta-se enquanto se exercita
Tonifica e modela o seu corpo
Eleva o condicionamento físico e dá resistência para praticar esportes que gastam mais energia
Melhora a coordenação e agilidade
Aumenta a sua força e resistência
Melhora a densidade óssea
Fortalece o coração e seus pulmões

Dicas para Iniciantes

Se você não está acostumado a praticar exercícios e deseja começar, o ideal é que o processo seja realizado aos poucos. Uma aula de Body Attack costuma ter a duração de 11 músicas,aproximadamente 1 hora. Comece fazendo apenas durante 5 ou 6 músicas e vá aumentando gradativamente, conforme se sinta mais confortável.
Converse com o professor e diga que está começando, certamente ele irá lhe indicar movimentos de uma intensidade mais baixa. É importante também que você não se esforce mais do que pode, pois isso poderá causar sérios danos à sua saúde. Respeitar seus limites em qualquer tipo de atividade física é muito importante.

Calorias Gastas por Aula

Além de ser uma atividade bastante prazerosa, outro fato que tem feito com que o Body Attackseja tão procurado é o de que, em uma hora de aula é possível gastar até cerca de 800 calorias. Isso é mais do que um bom motivo para praticar uma atividade que só irá trazer benefícios para a sua saúde.
Como é uma atividade que requer bastante energia, é importante combinar com uma alimentação balanceada. Consulte um profissional e assim ele poderá te indicar um cardápio com todos os alimentos que você precisa para praticar o Body Attack e ter muitos benefícios.

Fonte: http://www.exerciciosdeacademia.com.br

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Marketing do Corpo Saudável


Aqueles que, como eu, já passaram por uma briga intensa com a balança – não apenas para perder peso, mas para manter a forma do jeito que está – sabem que esse processo exige muito: um planejamento adequado, uma rigorosa disciplina e, principalmente, bastante força de vontade!


E claro, no decorrer desse longo processo, a gente sempre fica de olho nas opções que o mercado apresenta para acelerar essa tarefa; algum atalho, seja ele uma pílula ou um aparelho para se ter em casa (afinal, esse mercado consegue ser bem amplo e criativo).

Mas existe uma enorme diferença entre ajudar a gente no processo e fazer todo o nosso trabalho pesado!

Comunicadores e profissionais de propaganda – gordinhos ou não – conhecem bem e sabem explorar esse mercado com as suas propostas. Assim, as redes de afiliados têm atacado com muita força o mercado de soluções para emagrecimento e perda de peso. Todo ano temos um produto novo em destaque, espalhado em anúncios por sites e blogs de todo o Brasil. Produtos como o MaxBurn, o DietMax, o Turbo Force, o BioFit, o Dietrol e, o último que apareceu por aqui, o Cenaless.

Se você analisar bem, vai perceber que as páginas de conversão e vendas desses produtos são absurdamente parecidas – mudam apenas nas cores e nas modelos que apresentam. Todos se apresentam como soluções nunca antes vistas, capazes de fazer qualquer um perder peso sem nenhum esforço ou uma gota de suor. Não é preciso melhorar a alimentação nem sequer fazer exercícios. Em suma, uma linha de comunicação muito exagerada.

É um tipo de campanha que funciona basicamente com dois tipos de pessoas: aqueles que querem emagrecer a qualquer custo – e simplesmente não pensam duas vezes antes de testar qualquer produto a respeito – ou aqueles que estão bem desinformados sobre nutrição, dieta e bem estar. O apelo que essa publicidade utiliza é, pelo menos a meu ver, muito contestável, chegando a soar falso às vezes.

Mas que fique clara uma coisa: não estou aqui questionando se o Cenaless ou qualquer um desses outros funciona ou não funciona. Estou analisando a comunicação desses produtos – eles podem ser muito eficientes em alguns aspectos, dando mais disposição, diminuindo o apetite, aumentando a saciedade, o que for – mas essa publicidade simplesmente não conversou comigo – e olha que tenho uma barriga que bem precisa de ajuda!

Portanto, pergunto: alguém aí, leitores desse grande blog sobre dieta e nutrição que é o Guia da Dieta, já experimentou o Cenaless? Podem passar uma opinião honesta sobre o produto? O que acham dessa publicidade que esses produtos usam? Como vocês creem que um produto que propõe ajudar no emagrecimento deveria se vender?

O autor desse post é Henrique Fogli que, além de trabalhar dom marketing e propaganda, já foi gordinho e sabe bem da dedicação que se deve ter para conseguir um corpo saudável.




Fonte: http://definicaototal.com.br/

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dica rápida: Não confunda elevação lateral com elevação diagonal


Você sabe a diferença entre a elevação lateral e a diagonal? Não? Então leia este artigo e entenda melhor!

É observando dia-a-dia erros na academia que passo a me perguntar se as pessoas, ou os indivíduos realmente sabem o que estão fazendo na hora de executar certos trabalhos referentes a musculação.

Você sabe a diferença entre elevação lateral e elevação diagonal? Sabe como usar ambas as variações no treino e deltóides? Descubra já!

[ad#2]Os erros são tão freqüentes e muitas vezes tão grotescos que devo confessar que minha vontade é interferir o treino do sujeito e perguntar se ele quer construir músculos ou ser um Isaac Newton da vida.

E foi avaliando diversos erros que percebi que muitas pessoas executam elevações “laterais” das maneiras mais diversas possíveis. Erradas e corretas também.

A elevação lateral é um exercício de extrema importância para a leteralidade dos deltóides, conferindo largura, qualidade e simetria (jura?).

Todavia, este é um exercício de extremo recrutamento do manguito rotator e que causa uma tremenda sobrecarga no mesmo. Por isso, na hora de executar, mesmo corretamente, todo cuidado é pouco. Existem diversas maneiras de executá-la: Em pé, sentado, em máquinas, com cabos unilateral ou não, sentado com rotação do dorso da mão em sentido “para baixo”, com os cotovelos flexionados e assim por diante. Porém, muitos ao realizarem a elevação lateral em pé, acabam que por cair na besteira de não elevar abduzir os braços em sentido lateral (rotacionando ou não), mas sim, em sentido diagonal (ou seja, com uma pequena elevação do sentido virilha-abdução e na fase negativa adução-virilha), recrutando sim a parte lateral dos deltóides, mas de maneira menos eficaz e, claro, recrutando a parte posterior do ombro também. Essa forma de execução é sim um exercício muito válido e excelente (uma mescla de elevação lateral com frontal), porém, jamais deve ser confundido com a elevação lateral que de fato isola e potencializa o trabalho da parte lateral dos deltóides.

Conclusivamente, podemos dizer que ambos são ótimos exercícios, porém com funções diferentes. Por isto, atente-se e saiba qual o seu foco ao executar cada um deles. É como ter uma Ferrari e uma BMW em mãos. Ambas com ótima qualidade, mas características diferentes.

Elevação Lateral:


Elevação Diagonal:



Escolher os exercícios compostos ou isolados


Você sabe a diferença entre exercícios compostos e exercícios isolados? Sabe qual a melhor hora para incluir em seu treino? Descubra neste artigo!


Trabalhar a musculatura, significa oferecer ao corpo estímulos das diversas maneiras possíveis.

Porém, muito se fala sobre exercícios grandes e isoladores. Normalmente, recomendando exercícios grandes e compostos na fase de ganho de massa muscular e isoladores na fase de definição muscular. E, juntamente com este conceito, ainda recomenda-se, respectivamente, baixas repetições e altas repetições.

Quais levam vantgens? Exercícios grandes ou isoladores? Descubra já!

Todavia, nem toda regra tem fundamentos lógicos além do “achismo”.

[ad#2]Primeiramente, devemos saber a diferença entre os exercícios grandes e os exercícios isoladores:

Grandes: Exercícios compostos que requisitam maior quantidade de músculos e fibras musculares. Exemplos: Supino (Peito, Deltóides, Tríceps), Levantamento Terra (Panturrilhas, Tibiais, Antebraços, Lombares, Abdômen, Trapézio, Costas, Quadríceps, Bíceps Femural).

Isoladores: Exercícios que requisitam menores quantidades de fibras e focam-se nos detalhes de músculos específicos (geralmente conhecido como o processo de shapear o músculo). Exemplos: Rosca concentrada, Flexora, Extensora.

Sabendo a diferença, fica fácil saber o porque da regra existente. É óbvio que em um processo de ganho muscular, solicitar o maior número de fibras e músculos possível, é prudente, assim como na fase de definição, é conveniente que se recrute especificidades dos músculos focando em detalhes e melhorando a simetria e outros aspectos.

Porém, em ambas as fases não deve-se esquecer, na verdade, de não usar apenas um tipo de exercício mas sim, saber mesclar ambas as divisões de exercícios.

No offseason, é prudente buscar simetria e obter detalhes. No Onseason, todavia, não é prudente apenas buscas shapeamento, mas dar estímulos grandes e, inclusive de força, para o corpo.

Exemplificando um treinamento lógico, poderíamos fazer, no offseason, algo como: Supino inclinado, supino reto, crucifixo, cross over. Preceba que evoluímos progressivamente de exercícios grandes e compostos para isoladores, afim de buscar estímulos grandes e específicos.

Todavia, em onseason poderíamos optar por: Supino inclinado com halteres, Crucifixo Inclinado, Cross Over, Pech Deck. PReceba que, apesar de não muito diferente, o foco começa ser em partes mais específicas do peitoral e, mais isoladas (no caso, peitoral maior com a combinação citada).

Conclusão:

Saber mesclar tipos de exercícios é prudente para não perder as diferentes formas de estímulos no corpo e obter a musculatura densa, grande e “shapeada”.

Artigo escrito por Marcelo Sendon
Fonte: http://dicasdemusculacao.com/

A diferença entre o Bodybuilder e o “Malhador”


Aprenda a diferença entre quem treina de verdade, com paixao e quem “malha” para se exibir.


Em qual será que você se enquadra? E vamos continuando com mais algumas diferenças básicas entre o bodybuilder verdadeiro e o malhador de academia….

Bodybuilder: Chega em casa, após o treino e come 800 g de batata doce com 500 g de carne.

Malhador: Sem se preocupar com o tempo, chega em casa e então aí sim, vai preparar seu whey protein de morango com água, pois leite, claro, retarda a absorção. E pra completar, mais uma colher de chá de creatina. E sim, essa é a hora mais difícil, pois tudo tem um gosto tão ruim, mesmo se tratando de um Isopreme da vida. Afinal, Milkshake da vovó é sempre melhor, não?

Bodybuilder: Após sua terceira refeição após o treino, decide fazer um pouco de aeróbico, afinal, nem só de pesos vive o homem.

Malhador: Entra na internet e começa a bater um sutil papo no MSN. E claro, coloca sua foto mostrando o abdômen no espelho do banheiro.

Bodybuilder: Antes do treino, procura fazer sua melhor refeição. Batata doce e frango ou arroz e frango, geralmente. Tudo, claro, em proporções grandes, tanto porque seu corpo é muito grande.

Malhador: Antes do treino, pela carcaça de 62kg, come 2 colheres de aveia com 2 bananas e mel. Espera 2-3h e então, vai para a academia. Afinal, treinar de estômago cheio faz mal e ele sente ânsias de vômito, uma vez que seu treino é muito pesado.

Bodybuilder: Vai para a academia sem se importar com a roupa. Tudo o mais confortável e grande possível. Roupas rasgadas as vezes e não importa.

Malhador: Coloca seu shorts de surf, sua regada extremamente apertada, passa perfume, arruma o cabelo, checa a corrente de prata, certifica-se que as luvas estão na mochila e então vai com seu MP3 tocando Techno ou algo do tipo no ouvido.

E poderíamos ficar por muitas horas escrevendo sobre as diferenças. Afinal, são vidas opostas e diferentes.

É claro que nenhuma está certa ou errada. São apenas modos de vermos as coisas. Para um, é conveniente fazer as coisas de um jeito e para o outro, de outro jeito completamente diferente.

A principal intensão deste artigo, foi relatar um pouco da visão de um bodybuilder, de forma humorística, afim de descontrair um pouco um clima que por muitos é tido como pesado. Jamais condenaremos os que não seguem este estilo de vida.

Bons treinos!

Este artigo foi escrito por: Marcelo Sendon
Fonte: http://dicasdemusculacao.com

Se uma mulher treinar pesado irá ficar com corpo de homem?


Descubra neste artigo se uma mulher que tem um treino de alta intensidade irá ficar com traços masculinos e parecendo um homem.


Um grande mito espalhado pela musculação feminina é de que se elas treinarem realmente a sério, braços, ombros, peitos e etc, elas irão ficar com o corpo masculinizado, no estilo de grandes fisiculturistas do sexo feminino. Será que isso é verdade?

Afirmo que isso NÃO é verdade. E se você for mulher e acreditar neste mito, aconselho a continuar lendo este artigo para que você possa entender um pouco sobre os motivos de que isto não é real. Mulher que treina sério e intensamente, não fica com corpo masculinizado.

Apesar de mulheres e homens serem parecidos e terem estruturas bastante parecidas, existem muitas diferenças internas que fazem um homem ter maior facilidade para ganho de massa do que a mulher. Uma diferença gritante esta nos hormônios.

Estamos cansados de saber que o hormônio mais anabólico que existe é a testosterona, portanto se quisermos otimizar nossos ganhos de massa muscular, precisamos sempre estar tentando aumentar o nível de testosterona em nosso corpo. A testosterona é o hormônio que dá os traços masculinos ao corpo humano (pêlos, voz grossa e etc) e uma das maiores responsáveis pelo grande aumento de massa muscular. E ai eu pergunto a vocês, mulher tem testosterona?

Muitos vão se surpreender, mas a resposta é SIM! Ambos os sexos possuem este hormônio, a diferença é que no organismo feminino a quantidade é quase que insignificante. A quantidade de testosterona livre no sangue dos homens é de 2%, cerca de 270-1100 ng/dl, o que já é bem baixo, enquanto as mulheres têm cerca de 6-86 ng/dl, ou seja, bastante insignificante.

Outro detalhe é que o hormônio feminino, conhecido como estrogênio é um hormônio não muito propicio ao ganho de massa muscular, já que este hormônio acaba por aumentar outros, como o cortisol, um hormônio que em altas quantidades tende a ser catabólico e diminuir a massa muscular. Outro hormônio que o estrogênio aumenta é o SHBG, que em alta quantidade tende a diminuir a testosterona livre em nosso sangue.

Fator treino

O fator treino também é algo interessante de analisar. Estudos vêm demonstrando que treinos de resistência tem um maior aumento de testosterona total no organismo masculino, mas quando analisado no organismo feminino este aumento não é visto. O que se tem visto é um aumento na testosterona livre, cerca de 25%. Mas não há com o que se preocupar, pois mesmo esse aumento, o nível ainda é bastante baixo para chegar ao nível de um corpo masculinizado.

Portanto não tem motivos para vocês mulheres não treinarem pesado e com boa intensidade, pois mesmo esse relativo aumento no corpo de vocês não significará nada, já que o nível ainda é bem baixo, praticamente insignificante.

Fator dieta

Esse é um fator bastante importante para o crescimento muscular. Sabendo que se treinarmos com intensidade, mas não nos alimentarmos com a mesma intensidade, suprindo nossas necessidades e cobrindo as individualidades, de nada irá adiantar.

O que as mulheres precisam saber é que, por ser diferente dos homens, a alimentação também precisa ser diferente. Estruturalmente falando, mulheres são menores do que os homens, tanto em termo de massa muscular, de massa óssea, então naturalmente as mulheres comem menos do que os homens.

Portanto mesmo que você queira hipertrofiar, você precisa entender que suas necessidades são diferentes. Se você comer o que um homem come, naturalmente irá acumular muita gordura corpórea. Além de tudo, ainda tem a questão do estrogênio, que é um hormônio muito mais propenso a ganho de gordura do que ganho de massa muscular.

Conclusão:

Portanto vocês mulheres não tem mais por que ficar com essa dúvida na cabeça. Isso não existe! Você não irá ficar com o corpo masculinizado só por treinar intensamente e se alimentar de forma correta. Seus níveis hormonais não permitem isso.

As fisiculturistas com traços masculinos, não ficaram assim por causa de seus treinos pesado ou por que elas se alimentam de acordo com suas necessidades e muito vezes até ultrapassando. Elas ficaram assim por conta do uso de hormônios masculinos, como a obtenção de testosterona através de esteróides anabolizantes.

Então que fique bem claro, treine pesadamente, coma intensamente (respeitando suas necessidades), seja acompanhada por bons profissionais e conquiste o corpo de seus sonhos. Se você não faz uso de nenhum ergogênico hormonal, não tem por que temer, pois seu corpo não masculinizará.

Fonte: http://dicasdemusculacao.com