quarta-feira, 17 de abril de 2013

Já ouviu falar em Ginástica Laboral?


A ginástica laboral é uma espécie de aquecimento para um dia de trabalho. Independente se você trabalha em pé, sentado, ou caminhando, é importante preparar o seu corpo para aguentar o dia todo em uma mesma posição. Assim, evitam-se diversos problemas relacionados principalmente aos esforços por movimentos repetitivos.

Os movimentos realizados durante a ginástica variam de acordo com o tipo de atividade que o trabalhador desenvolve durante o expediente. Um fisioterapeuta contratado pela empresa é quem deve desenvolver os exercícios da ginástica laboral e mostrar aos funcionários como realizar cada um da maneira correta.

Mesmo sendo tão importante, a ginástica laboral é algo considerado novo nas empresas. É importante que, a cada dia, mais empresas comecem a implementar essa atividade para que os funcionários tenham cada vez menos problemas de saúde relacionados ao trabalho, incluindo psicológicos.

Benefícios da Ginástica Laboral

-Os benefícios da ginástica laboral vão desde uma melhora na saúde do funcionário quanto na produtividade, já que pessoas saudáveis produzem mais e não precisam se afastar do trabalho, além disso, elas se sentirão mais motivadas.

Benefícios para os funcionários

-Diminuição da tensão que causa desentendimentos dentro da empresa
-Maior integração entre os funcionários, ou seja, equipes unidas trabalham melhor
-Melhora da saúde física e psicológica, pois quando o corpo está bem é mais fácil se sentir bem psicologicamente
-Redução do estresse no local de trabalho
-Reeducação da postura
-Aumento do ânimo e concentração no trabalho

Benefícios para a empresa

-Redução do número de acidentes de trabalho
-Funcionários mais satisfeitos
-Equipes de trabalho mais entrosadas
-Funcionários saudáveis e motivados que irão produzir mais e melhor
-Redução de gastos com assistência médica e psicológica
-Saúde e Bem-Estar no Local de Trabalho

A ginástica laboral é realizada durante cerca de 5 minutos antes de iniciar o trabalho e ao final também. O ideal é que seja praticada quatro vezes ao dia, na entrada, saída para o almoço, retorno e final do expediente.

Os movimentos da ginástica laboral realizados ao final dos períodos são diferentes do início. Os exercícios do início são como uma espécie de aquecimento do corpo para o trabalho, já os do final, servem como um relaxamento. Os exercícios indicados variam de acordo com a função realizada pelo funcionário.

Ao contrário do que muitos pensam, quem trabalha sentado, principalmente na frente do computador, também força bastante o seu corpo e a ginástica laboral é fundamental para prevenir diversos problemas, como postura inadequada, dores nas costas, pernas e braços, etc.

Se na empresa em que você trabalha a ginástica laboral não é praticada, procure o responsável pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e fale sobre a importância dessa atividade, que traz benefícios para os funcionários e para a empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário